quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Pedagooogia 3000 - Guia Prático

Pedagooogia 3000 fácil
13 passo simples para ser um excelente pai, mãe e educador do terceiro milênio…

#
Titulo
Video
1Passo 1

As crianças de hoje já não são as mesmas. 
Aprendo por que as crianças de hoje são tão diferentes e me deixo surpreender
Os meninos e meninas de hoje apresentam talentos inatos excepcionais de maior percepção e sensibilidade nos âmbitos fisiológico, sfetivo, emocional, ético, da conduta, cognitio, social, psíquico e espiritual. Estas qualidades também podem ser encontradas nos adultos, avós, porém em menor grau.
2Passo 2

Uma nova forma de aprender.

Conheço sua nova maneira de aprender e sua forma de atuar.
As características dos meninos e meninas de hoje não são somente suas altas capacidades cognitivas, mais também suas amplas percepções em todos os âmbitos, seu nível agudo de empatia e sua surpreendente abertura psíquica e espiritual, especialmente em tenra idade.
3Passo 3

Uma educação para as novas crianças.

Entendo suas nuevas características e talentos, assim posso atendê-los melhor.
Características e talentos das crianças de hojePosso atendê-los melhor com
1. Autônomo, autorrealizadoUma educação autodidata, responsabilidade ...
2. Maior percepção e sensibilidadeUm ambiente emocionalmente estável, muito afeto e escutá-los....
4Passo 4

Importante! Entendo minhas próprias mudanças.

Me compreendo e aceito mudar.
Os cientistas demonstram que a frequência da terra era de 7.8 hertz. Se chama ondas Schumann e tem permanecido estáveis por milhares de anos. Afirmam que esta frequência tem uma influência direta, através do hipotálamo, em todos os mamíferos, seres humanos, baleias e golfinhos. Informações recentes estabelecem agora que a frequência Schumann alcançou chegou a 11 hertz em 2003 e segue aumentando com picos de até a 13 hertz, inclusive, a 15 hertz ...
5Passo 5

Hemisférios cerebrais.

Como utilizo os dons dos dois hemisférios cerebrales ao máximo e como deixo fluir a criatividade de meus filhos e estudantes?
Os meninos, meninas e jóvens do terceiro milênio tem a capacidade de lidar com ambos os lados do seu cérebro de forma equilibrada, harmônica, natural e sem conflitos, sobretudo se sua educação está bem encaminhada.
6Passo 6
Inteligência Emocional.

A Inteligência Emocional é mais importante que o Coeficiente Intelectual. Como posso desenvolvê-la?
Os meninos, meninas e jóvens de hoje tem em geral uma uma inteligência emocional super-desenvolvida, o que implica em maneiras de aprendizagem particulares, como:
  1. Velocidade. A inteligência emocional é sumamente veloz e muito mais rápida que a mente racional.
7Passo 7

Inteligências Múltiplas.

Conheço as treze inteligências e aprendo a utilizá-las.
Em continuidade apresentamos uma recapitulação das treze inteligências, sua natureza e propósito.

8Passo 8

Novas ferramentas.

Aprendo técnicas básicas e eficazes para a educação do novo milênio.
JAM
Los 3 êxitos garantidos da nova educação:
Jogos. A educação é lúdica e tem que prover diversão.
Ao ar livre. Levar as crianças para fora das quatro paredes o mais seguido possível.

9
Passo 9

Crianças intuitivas.

O que é uma criança intuitiva? O que fazer e o que não fazer?
Os fenômenos paranormais hoje em dia são na realidade muito… normais nos meninos, meninas e jóvens da nova geração, especialmente em crianças pequenas, devido ao aumento de sua percepção e sensibilidade, assim como a uma ampla consciência global.
Os comportamentos psíquicos mais comuns dos meninos e meninas são os seguintes:
10
Passo 10

Ferramentas bio-inteligêntes.

Possuo ferramentas bio-inteligêntes para um bom desenvolvimento integral.
As ferramentas bio-inteligêntes são práticas pedagógico-terapêuticas de desenvolvimento integral, alternativas e complementares, são naturais, flexíveis, inclusivas, envolvendo o próprio estudante ou paciente. Podem ser utilizadas tanto na educação, na escola ou no lar, com também na saúde. Funcionam por si só, requerem pouco material e são accessíveis à todos. São universais e aplicáveis em qualquer país.
11Passo 11

Educar com multiculturalidade.

A multiculturalidade na vida diária: una excelente ferramenta pedagógica.
É importante que a nova educação seja multicultural. As mudanças são planetárias, não há duvidas, porém em cada lugar suas aplicações dependem do tecido cultural, social, ecológico. Demos boas vindas e reconheçamos a riqueza cultural própria de cada um e de cada povo, aceitemos e respeitemos a todos já que aprendemos todos uns com os outros.
12Passo 12

Crio minha própria educação.

Impulsiono com entusiasmo uma nova educação, adequada para eles e para mim.
Apresento minahs próprias idéias, crio minha própria educação, convoco outros pais e docentes. Desenho minha própria escola. Construo um mapa conceitual, com desenhos, cores, tiro cópias e coloco o quadro de minha própria Pedagooogía em um lugar onde possa vê-lo constantemente. Pesquiso, entrevisto meus filhos, estudantes, jóvens e pessoas com experiência, etc.
13Passo 13

Me proponho ser e cocriar.

Me proponho ser e cocriar uma nova sociedade através de uma nova educação.
Tenho a capacidade de cocriar com a crianças de hoje algo invovador para o bem de todos, cumprindo com os novos paradigmas do terceiro milênio.
  1. Tenho a capacidade de perceber o que é preciso mudar. Vejo com muita lucidez, aquilo que há de se mudar e reconstruir.


Para adquirir o mini livro "Pedagooogía 3000 fácil em 13 passos simples" clique aqui





Expressamos a todos nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento.

Pedagooogia 3000 fácil p01

Pedagooogia 3000 fácil
13 passo simples para ser um excelente pai, mãe e educador do terceiro milênio…

Primeiro passo
Os meninos e meninas de hoje apresentam talentos inatos excepcionais de maior percepção e sensibilidade, nos campos fisiológico, afetivo, emocional, ético, da conduta, cognitivo, social , psíquico e espiritual. Estas qualidades podem ser encontradas também nos adultos, avôs e avós, mas em menor grau. Assim, temos em casa ou na sala de aula uma criança, um aluno, cujo aparato sensorial e emocional já é mais sensível e capaz de perceber aspectos energéticos e cognitivos que o próprio adulto muitas vezes não percebe. 
John White, membro da Associação de Antropología Americana, diz que:
Está se perfilando uma nova humanidade que se caracteriza por uma psicologia já modificada, baseada na expressão do sentimento e não em sua repressão. Isto se traduz em uma motivação solidária e amorosa, não competitiva e agressiva, uma lógica multinível-integrada, não linear-sequencial, um sentido de identidade inclusiva-coletiva, não isolada-individual e capacidades psíquicas utilizadas com propósitos benevolentes e éticos, não daninhos e imorais. (White, 2008:ae).

O pesquisador mencionado fala de uma virada
em sua totalidade e lança a possibilidade do aparecimento do Homo noeticus, o homem de consciência.

A nova humanidade já não é Homo sapiens, mas Homo noeticus, homem de
consciência



Expressamos a todos nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento.

Pedagooogia 3000 fácil p02

Pedagooogia 3000 fácil
13 passo simples para ser um excelente pai, mãe e educador do terceiro milênio…

Segundo passo 
Conheço sua nova maneira de aprender e sua nova conduta

As características dos meninos e meninas de hoje não são somente suas altas capacidades cognitivas, mas também suas amplas percepções em todos os âmbitos, seu agudo nível de empatia e sua surpreendente abertura psíquica e espiritual, especialmente em idade bem tenra.
Seu nível de empatia é muito alto, isso quer dizer que são capazes de compreender e experimentar os sentimentos, pensamentos e experiências dos outros sem necessidade de falar ou até mesmo, em alguns casos, de estar fisicamente presente.

São crianças cujas capacidades são multilaterais (podem ver os diferentes aspectos de uma mesma coisa) e multi-dimensionais (podem acessar vários níveis de consciência).

Suas maneiras de aprender são:

1. Autodidatas e auto-desenvolvidos, isso é, apresentam em geral um perfil de líderes auto-didatas, com alto desenvolvimento psíquico-emocional, como atesta o doutor Abraham Maslow, psicólogo humanista transpessoal.
2. Associados a uma alta sensibilidade, tanto física , através de seus cinco sentidos e de seu metabolismo, como emocional, social, ética e espiritual.
3. Ligadas a uma Inteligência Emocional supra desenvolvida, como descreve o Dr. Daniel Goleman, proporcionando aos pequenos de hoje velocidade de entendimento, capacidade de atuar de forma imediata,
sentimento de certeza e assimilação holística dos conhecimentos.
4. Relacionadas com a utilização extensa de seu hemisfério cerebral direito, o que lhes provê com aprendizagem visual, criatividade, imaginação, gosto pelas artes, música, sentimentos, afetividade, intuição, sexto sentido, expressão não verbal, realizar várias tarefas ao mesmo tempo, independência e persistência, entre outras qualidades. Na realidade têm uma sincronização natural de ambos os hemisférios cerebrais: o hemisfério
direito lhes dá intuição e criatividade, o hemisfério esquerdo lhes dá clareza e a estrutura para realizar aquilo a que se propõem.
5. Relacionadas às vezes com talentos psíquicos, também chamados de para-psíquicos ou intuitivos, apresentando capacidades natas de clarividência, telepatia, pré-cognição e outras faculdades extra-sensoriais.
6. Ligadas a pautas de aprendizagem diversificadas, incluindo as nove inteligências descritas pelos doutores Gardner e Armstrong. Além de utilizar a inteligência energética ou intuitiva, a inteligência emocional, a inteligência prática e a inteligência co-criadora.




Expressamos a todos nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento.

Pedagooogia 3000Pedagooogia 3000 BrasilemAne

Pedagooogia 3000 fácil p03

Pedagooogia 3000 fácil
13 passo simples para ser um excelente pai, mãe e educador do terceiro milênio…

Terceiro passo
Entendo suas novas características e talentos, assim posso 
atendê-los melhor


Tarefa 
Elaboro uma lista de como vou atender meus filhos e alunos, levando em
consideração estas novas características:
Cito coisas concretas:
-
-
-

Recomendações para conviver harmoniosamente:

1. Fortalecemos a auto estima de nossos filhos e alunos.
2. Fortalecemos nossa própria auto-estima.
3. Damos abraços e sorrisos.
4. Evitamos tanto os castigos como as recompensas.
5. Nunca recorremos aos castigos físicos, nem aos gritos.
6. Não recorremos à chantagem emocional.
7. Somos firmes, mas não dominantes nem autoritários.
8. Ensinamos dando o exemplo.
9. Os escutamos de verdade.
10. Não entramos na luta de poder. Se há conflitos, não insistimos.
11. Relaxamos e nos tranquilizamos. Não cedemos a nossos primeiros
impulsos de impaciência ou raiva.
12. Não os superprotegemos.
13. Não comparamos, não existe melhor, nem pior.
14. Cuidamos do tom de voz que usamos.
15. Nos divertimos juntos.
16. Com nossa doçura atraímos a doçura. Com nosso mal genio atraimos…

o mal genio.
17. Damo-lhes tarefas lúdicas.
18. Incentivamos a atividade física.
19. Provemos um contato diário com a natureza.
20. Oferecemos a posibilidade de escolha.
21. Damo-lhes responsabilidades.
22. Explicamo-lhes tudo, com muita honestidade.
23. Brindamos sempre cortesía e respeito.
24. Recordamo-nos que a mudança sempre começa conosco mesmo.

Tarefa
Escolho uma destas recomendações e a pratico durante uma semana. Então escolho outra e assim sucessivamente, até que se converta num hábito de vida. Começo HOJE.

    • …………………………………………………….…………………………………………………….
    • …………………………………………………….…………………………………………………….




Expressamos a todos nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento.

Pedagooogia 3000 fácil p04

Pedagooogia 3000 fácil
13 passo simples para ser um excelente pai, mãe e educador do terceiro milênio…

Quarto passo
Importante: Entendo minhas própias mudanças

Os cientistas demonstraram que a frequência da terra, as ondas chamadas Schumann, tem permanecido em 7,8 hertz por milhares de anos. Dizem que esta frequência tem uma influência direta, através do hipotálamo,
em todos os mamíferos, seres humanos, baleias e golfinhos. Informes recentes estabelecem que a frequência Schumann era de 11hz no ano de 2003 e que segue subindo com picos a 13 hz e, inclusive, a 15 hz no
curto espaço de oito anos, o que implica grandes mudanças eletromagnéticas e também mudanças aceleradas em nossas células, sistema nervoso central (SNC) e DNA (De acordo com os cientistas W.O. Schumann (1952), Konig (1954), Balser e Wagner (1960), Hans Volland, Davis Campbell, Gregg Braden (2000).

A Dra. Sally Barbosa2, de Puerto Rico, escreve a esse respeito:

A Terra aumentou sua ressonância com o centro da galáxia, suas freqüências vibratórias se aceleraram, ao mesmo tempo em que a força de seu campo magnético diminui. A aceleração de todas as partículas
atômicas e subatômicas da matéria vem gerando entre os seres humanos conscientes, a energia suficiente para superar as limitações do tempo e do espaço [...] Estamos nos movendo para fora do tempo artificial, linear,
mensurável e predizivel, onde os conceitos conhecidos até agora não terão mais lugar. Em fator desta elevação da energia no planeta, há muitos ajustes em operação no corpo dos adultos.
Estas rápidas mudanças energéticas podem ser traduzidas no ser humano como frustração, instabilidade e alterações repentinas de humor. 
Fisicamente, podem se manifestar sintomas como desordens nervosas, desequilíbrio do sistema nervoso central, ou vários tipos de febres. No nível cerebral podem ser produzidos desequilíbrios no sistema de ondas
cerebrais, enquanto começam os ajustes à nova energia.
Recomendamos aos adultos, sobretudo aos pais e docentes que tenham que interagir diariamente com as crianças portadoras precisamente desta nova energia:

1- Que fiquem atentos e cuidem dos extremos emocionais, procurando 
tranquilizar-se, fazendo exercícios físicos para se equilibrar. 

2- Que organizem e simplifiquem a vida, para poder lidar melhor com as 
oscilações entre períodos de grande fadiga e outros de elevada energia.

3- Que se alimentem de forma saudável e bebam muita água pura para se 
ter a tendência à falta de concentração e ao estresse (ver quadro do Segredo dos 8S, ao final deste livro).

4- Que trabalhem com os quatro elementos, especialmente com os 
elementos terra e água.

5 - Que se apoiem com uma música tranquila, sons terapêuticos e, caso 
seja necessário, recorram à terapia neuro-muscular, terapia craneo-sacral, homeopatia, cristaloterapia, essências vibracionais, reiki, EMF Balancing Technique e outros processos terapêuticos alternativos de seu agrado.

6- Que comecem a organizar a escola de pais, futuros pais, avós (já que 
os netos e os bisnetos têm, em geral, uma relação muito estreita com seus avós), onde possam receber informações sobre as crianças e jovens do Terceiro Milênio, compartilhar ferramentas práticas, conhecer seus desafios e ao mesmo tempo trabalharem em seu próprio desenvolvimento interior e pessoal.

7- Que meditem regularmente (é importante para se reencontrarem consigo mesmos).

8- Aprender algumas técnicas antiestres e de respiração consciente.

9- Que se expressem livremente (mas sem raiva, com maturidade) para que não somatizem as emoções reprimidas no corpo físico.

Também nós possuímos as mesmas capacidades que as crianças de hoje, mas de forma latente. Trata-se apenas de despertar os talentos escondidos em nosso DNA.




Expressamos a todos nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento.

Pedagooogia 3000 fácil p05

Pedagooogia 3000 fácil
13 passo simples para ser um excelente pai, mãe e educador do terceiro milênio…

Quinto passo
Como utilizo os dons dos dois hemisférios cerebrais em sua potência máxima, como deixo fluir a criatividade de meu filho ou meu aluno?

Os meninos, meninas e os jovens do Terceiro Milênio tem a capacidade de lidar com ambos os lados de seu cérebro de forma equilibrada, harmônica, natural e sem conflitos, sobretudo se sua educação está bem encaminhada.






Para que seus filhos ou alunos não disperdicem seus dons, especialmente os do hemisfério direito do cérebro, é recomendável:

1- Um ensino baseado no visual e no movimento (mais do que no verbal).
2- Incentivar qualquer atividade ligada à criatividade, à imaginação, ao artístico, à dança e à música.
3- Deixar que façam várias tarefas ao mesmo tempo.
4- Proporcionar-lhes uma educação baseada na contenção, não nos limites.
5- Fazer exercícios que desenvolvam o pensamento do tipo rajada ou flash, isto é, extremamente rápido, assim como exercícios que desenvolvam a intuição.
6- Muito amor, afeto, liberdade de ação (e isso não significa deixar que façam simplesmente o que querem, mas sim acompanhá-los amorosamente outorgando-lhes mais responsabilidade e confiança do que a que tínhamos em nossa época).
7 - Mostrar um genuíno interesse no que fazem, pensam e dizem.


Qual o significado desta fórmula?
E + D = G
G + C = H
H + E = S

Fórmula
E + D = G        Hemisfério Esquerdo mais Hemisfério Direito: A integração de ambos hemisférios nos dá Gênio. Mas um gênio em si, é limitado e inclusive pode ser perigoso, não é uma meta em si.
G + C = H       Gênio mai Coração, nos dá um Ser Humanitário.
H + E = S        Humanitário mai Espiritualidade, nos dá un Ser Sábio.




Expressamos a todos nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento.

Pedagooogia 3000 fácil p06

Pedagooogia 3000 fácil
13 passo simples para ser um excelente pai, mãe e educador do terceiro milênio…

Sexto passo
A Inteligência Emocional é mais importante do que o Coeficiente Intelectual. Como posso desenvolvê-la?

Os meninos, meninas e jovens do Terceiro Milenio tem em geral uma inteligência emocional super-desenvolvida, o que provê modos de aprendizagem particulares, tais como:
1. Velocidade. A inteligência emocional é sumamente veloz, é muito mais rápida que a mente racional.
2. Capacidade de ação imediata. Por isso são meninos e meninas de ação e de mudanças.
3. Certeza. A mente emocional traz uma sensação de certeza especialmente forte. Dá perseverança e ímpeto batalhador, qualidade dos líderes.
4. Assimilação das coisas como um todo e de imediato. Baseia-se no princípio do holograma. Enquanto a mente racional do córtex cerebral realiza conexões lógicas de causa e efeito, a vida emocional tem uma lógica holográfica, onde uma única parte evoca o todo. Tudo está em tudo. 
5. Trabalho por associação. A lógica da mente emocional é associativa por natureza, seu princípio é o do disparador. Isto é, basta um elemento (que pode ser visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil ou um sentimento ou um dado cognitivo), para desencadear a memória ou a compreensão de algo.
6. Colaboração. A inteligência emocional é reativa à autoridade e ao ensino vertical. Está baseada no princípio da liberdade. Para esta lógica tudo é possível, não há coerção.
7. Manejo da linguagem das artes e da espiritualidade. 
8. Percepção aguda. Com a lógica da mente emocional, as coisas não são como são, mas sim do modo como são percebidas e por aquilo que representam.
9. O ator. A criança se torna ator e co-criador na mente emocional.
10. Princípio da cura. A inteligência emocional é curadora e auto-curadora.

Daniel Goleman reconhece: “O próprio nome Homo sapiens, a espécie pensante, resulta enganoso à luz da nova valorização e visão que oferece a ciência com respeito ao lugar que ocupam as emoções em nossa vida.
Os sentimentos contam tanto como os pensamentos, e muitas vezes até mais.”

Os meninos, meninas e os jovens do Terceiro Milênio tem a capacidade de lidar com ambos os lados de seu cérebro de forma equilibrada, harmônica, natural e sem conflitos, sobretudo se sua educação está bem encaminhada.



CE  > CI
O Coeficiente Emocional (CE) é mais importante que o Coeficiente Intelectual (CI)
no que se refere ao êxito e à qualidade de vida de cada um.

Desenvolvo e consolido a Inteligência Emocional com: (exercícios válidos para crianças, jovens e ... até mesmo para os pais e docentes!)

· Exercícios de respiração consciente 
· Artes, teatro, dança, música.
. Todos os exercícios que utilizem o corpo de maneira consciente.
· Todos os jogos ou contos criativos onde o ator ou o herói gerenciem as emoções adequadamente.
· Todos os exercícios que visem reforçar tanto a auto-estima da criança, dos pais e do próprio professor.
· Todos os exercícios que visem valorizar o nome do aluno.
· Todos os exercícios de afirmação ou pensamento positivo.
· Equilíbrio energético em forma de jogos, brincadeiras e outros.
· Chi Kong ou Tai Chi para os adultos.
· Yoga rápida e adaptada para crianças.
· Aikido, Karate ou Kung Fu e capoeira para crianças e jovens.
· Exercícios de enraizamento.
· Dar especial atenção à saudação inicial e à despedida da jornada na escola.

Consigo a Cultura de Paz nas escolas com:

· Campanhas envolvendo o pensamento positivo para todo o estabelecimento escolar.
· Projeção de filmes sobre o tema da Paz para a escola toda.
· Exercícios de respiração durante o recreio, bem como o Brain Gym.
· Relaxamento, em forma de posturas, de exercícios de tensão/distensão muscular e de visualização todos os dias.
· Massagens e yoga, inclusive para os pais e professores.

· Música ambiental em toda a escola.








Expressamos a todos nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento.