Pedagooogia 3000 fácil
13 passo simples para ser um excelente pai, mãe e educador do terceiro milênio…
Sexto passo
A Inteligência Emocional é mais importante do que o Coeficiente Intelectual. Como posso desenvolvê-la?
Os meninos, meninas e jovens do Terceiro Milenio tem em geral uma inteligência emocional super-desenvolvida, o que provê modos de aprendizagem particulares, tais como:
1. Velocidade. A inteligência emocional é sumamente veloz, é muito mais rápida que a mente racional.
2. Capacidade de ação imediata. Por isso são meninos e meninas de ação e de mudanças.
3. Certeza. A mente emocional traz uma sensação de certeza especialmente forte. Dá perseverança e ímpeto batalhador, qualidade dos líderes.
4. Assimilação das coisas como um todo e de imediato. Baseia-se no princípio do holograma. Enquanto a mente racional do córtex cerebral realiza conexões lógicas de causa e efeito, a vida emocional tem uma lógica holográfica, onde uma única parte evoca o todo. Tudo está em tudo.
5. Trabalho por associação. A lógica da mente emocional é associativa por natureza, seu princípio é o do disparador. Isto é, basta um elemento (que pode ser visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil ou um sentimento ou um dado cognitivo), para desencadear a memória ou a compreensão de algo.
6. Colaboração. A inteligência emocional é reativa à autoridade e ao ensino vertical. Está baseada no princípio da liberdade. Para esta lógica tudo é possível, não há coerção.
7. Manejo da linguagem das artes e da espiritualidade.
8. Percepção aguda. Com a lógica da mente emocional, as coisas não são como são, mas sim do modo como são percebidas e por aquilo que representam.
9. O ator. A criança se torna ator e co-criador na mente emocional.
10. Princípio da cura. A inteligência emocional é curadora e auto-curadora.
Daniel Goleman reconhece: “O próprio nome Homo sapiens, a espécie pensante, resulta enganoso à luz da nova valorização e visão que oferece a ciência com respeito ao lugar que ocupam as emoções em nossa vida.
Os sentimentos contam tanto como os pensamentos, e muitas vezes até mais.”
Os meninos, meninas e os jovens do Terceiro Milênio tem a capacidade de lidar com ambos os lados de seu cérebro de forma equilibrada, harmônica, natural e sem conflitos, sobretudo se sua educação está bem encaminhada.
Desenvolvo e consolido a Inteligência Emocional com: (exercícios válidos para crianças, jovens e ... até mesmo para os pais e docentes!)
· Exercícios de respiração consciente
· Artes, teatro, dança, música.
. Todos os exercícios que utilizem o corpo de maneira consciente.
· Todos os jogos ou contos criativos onde o ator ou o herói gerenciem as emoções adequadamente.
· Todos os exercícios que visem reforçar tanto a auto-estima da criança, dos pais e do próprio professor.
· Todos os exercícios que visem valorizar o nome do aluno.
· Todos os exercícios de afirmação ou pensamento positivo.
· Equilíbrio energético em forma de jogos, brincadeiras e outros.
· Chi Kong ou Tai Chi para os adultos.
· Yoga rápida e adaptada para crianças.
· Aikido, Karate ou Kung Fu e capoeira para crianças e jovens.
· Exercícios de enraizamento.
· Dar especial atenção à saudação inicial e à despedida da jornada na escola.
Consigo a Cultura de Paz nas escolas com:
· Campanhas envolvendo o pensamento positivo para todo o estabelecimento escolar.
· Projeção de filmes sobre o tema da Paz para a escola toda.
· Exercícios de respiração durante o recreio, bem como o Brain Gym.
· Relaxamento, em forma de posturas, de exercícios de tensão/distensão muscular e de visualização todos os dias.
· Massagens e yoga, inclusive para os pais e professores.
· Música ambiental em toda a escola.
A Inteligência Emocional é mais importante do que o Coeficiente Intelectual. Como posso desenvolvê-la?
Os meninos, meninas e jovens do Terceiro Milenio tem em geral uma inteligência emocional super-desenvolvida, o que provê modos de aprendizagem particulares, tais como:
1. Velocidade. A inteligência emocional é sumamente veloz, é muito mais rápida que a mente racional.
2. Capacidade de ação imediata. Por isso são meninos e meninas de ação e de mudanças.
3. Certeza. A mente emocional traz uma sensação de certeza especialmente forte. Dá perseverança e ímpeto batalhador, qualidade dos líderes.
4. Assimilação das coisas como um todo e de imediato. Baseia-se no princípio do holograma. Enquanto a mente racional do córtex cerebral realiza conexões lógicas de causa e efeito, a vida emocional tem uma lógica holográfica, onde uma única parte evoca o todo. Tudo está em tudo.
5. Trabalho por associação. A lógica da mente emocional é associativa por natureza, seu princípio é o do disparador. Isto é, basta um elemento (que pode ser visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil ou um sentimento ou um dado cognitivo), para desencadear a memória ou a compreensão de algo.
6. Colaboração. A inteligência emocional é reativa à autoridade e ao ensino vertical. Está baseada no princípio da liberdade. Para esta lógica tudo é possível, não há coerção.
7. Manejo da linguagem das artes e da espiritualidade.
8. Percepção aguda. Com a lógica da mente emocional, as coisas não são como são, mas sim do modo como são percebidas e por aquilo que representam.
9. O ator. A criança se torna ator e co-criador na mente emocional.
10. Princípio da cura. A inteligência emocional é curadora e auto-curadora.
Daniel Goleman reconhece: “O próprio nome Homo sapiens, a espécie pensante, resulta enganoso à luz da nova valorização e visão que oferece a ciência com respeito ao lugar que ocupam as emoções em nossa vida.
Os sentimentos contam tanto como os pensamentos, e muitas vezes até mais.”
Os meninos, meninas e os jovens do Terceiro Milênio tem a capacidade de lidar com ambos os lados de seu cérebro de forma equilibrada, harmônica, natural e sem conflitos, sobretudo se sua educação está bem encaminhada.
CE > CI
O Coeficiente Emocional (CE) é mais importante que o Coeficiente Intelectual (CI)
no que se refere ao êxito e à qualidade de vida de cada um. |
· Exercícios de respiração consciente
· Artes, teatro, dança, música.
. Todos os exercícios que utilizem o corpo de maneira consciente.
· Todos os jogos ou contos criativos onde o ator ou o herói gerenciem as emoções adequadamente.
· Todos os exercícios que visem reforçar tanto a auto-estima da criança, dos pais e do próprio professor.
· Todos os exercícios que visem valorizar o nome do aluno.
· Todos os exercícios de afirmação ou pensamento positivo.
· Equilíbrio energético em forma de jogos, brincadeiras e outros.
· Chi Kong ou Tai Chi para os adultos.
· Yoga rápida e adaptada para crianças.
· Aikido, Karate ou Kung Fu e capoeira para crianças e jovens.
· Exercícios de enraizamento.
· Dar especial atenção à saudação inicial e à despedida da jornada na escola.
Consigo a Cultura de Paz nas escolas com:
· Campanhas envolvendo o pensamento positivo para todo o estabelecimento escolar.
· Projeção de filmes sobre o tema da Paz para a escola toda.
· Exercícios de respiração durante o recreio, bem como o Brain Gym.
· Relaxamento, em forma de posturas, de exercícios de tensão/distensão muscular e de visualização todos os dias.
· Massagens e yoga, inclusive para os pais e professores.
· Música ambiental em toda a escola.
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